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Como criar uma estratégia de blog de três camadas para aumentar a receita

Você concluiu sua análise de público-alvo – você sabe exatamente quem está segmentando.

Você fez sua pesquisa de palavras-chave – mapeou os tópicos do seu blog e quais palavras-chave incluir nessas postagens.

Você concluiu sua pesquisa competitiva – você sabe quais páginas estão classificadas nas três primeiras posições do Google, quais informações elas cobrem dentro delas e sua contagem de palavras.

Você esboçou sua postagem no blog – você sabe o que quer dizer ao seu público.

Esses poucos passos abrem o caminho para criadores de blogs respeitáveis.

Mas às vezes, mesmo os escritores de blogs mais eficazes não conseguem se concentrar nos dados de vendas – onde estão esses visitantes no funil de vendas?

Esses visitantes geralmente representam três níveis:

  • Novatos (no topo do funil de vendas) não sabe muito sobre seu produto, serviços, indústria ou negócio.
  • Intermediários (no meio do funil de vendas) são educados, mas desejam mais conhecimento.
  • Especialistas (no fundo do funil de vendas) são, bem, especialistas e buscam algo novo.

Antes de começar a escrever, você precisa de uma estratégia de blog que tenha como alvo esses diferentes níveis. Uma estratégia de blog de três camadas pode ajudar a influenciar e persuadir os níveis básicos de clientes em potencial dentro do funil de vendas.


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Um conto de três compradores

Considere onde seus clientes em potencial estão no ciclo de vendas ao formular sua estratégia de blog e criar conteúdo para cada camada de persona de cada comprador. Ao criar conteúdo para o seu negócio, independentemente de ser baseado em produto ou serviço, a estratégia do blog funcionará melhor inicialmente ao representar o conteúdo racionado da seguinte forma:

  • 50% criado para iniciantes no topo do funil de vendas que precisam do máximo de educação possível.
  • 25% para intermediários que têm algum conhecimento básico, mas estão buscando mais.
  • 25% para especialistas prontos para comprar, mas sedentos por uma visão inovadora do seu setor, produtos ou serviços.

Aqui está um exemplo rápido de como isso funcionaria para uma agência de ghostwriting:

  • 50% para quem não sabe nada ou pouco sobre ghostwriting, incluindo como funciona. Este conteúdo é construído para levar esses leitores ao universo dos negócios e influenciá-los a aprender mais.
  • 25% para aqueles que têm uma compreensão mais profunda de ghostwriting, mas procuram novas técnicas e ajuda respeitável.
  • 25% para aqueles que usaram ghostwriters no passado estão procurando por um com uma vantagem especial sobre a concorrência.

Novamente o 50/25/25 é comum. Mas se você tem um produto exclusivo direcionado a pessoas conhecedoras, você pode querer focar em intermediários e especialistas. Você aprenderá mais ao coletar dados e testar.

Essa estratégia de blog não é apenas para clientes em potencial. Você também pode usar essas informações para continuar influenciando e construindo sua reputação para clientes existentes – algo que é especialmente eficaz para seus blogs com foco intermediário e exportação destacados em boletins informativos enviados a clientes existentes.

Como criar uma estratégia de blog de três camadas

Para criar essa estratégia de blog de três camadas, comece com uma análise profunda do seu tráfego atual e dados demográficos de vendas, que esperamos que sua empresa ou a empresa do cliente tenha disponível.

Imagine alguém que vende apenas peças de alto desempenho para motocicletas Ducati, principalmente para pilotos, mas usadas por entusiastas da Ducati. Por uma questão de simplicidade, vamos chamá-lo de Ducati Shop. O público-alvo consiste em equipes de corrida profissionais com um orçamento mais alto e proprietários de Ducati que gostam de fazer alarde em suas máquinas exclusivas.

Em relação à demografia do tráfego, o Google Analytics fornece muito para você começar, como idade, sexo, localização e métricas de aquisição (por exemplo, de qual rede social os visitantes vieram).

Com esse conhecimento disponível, você pode ajustar o foco de sua estratégia de blog em seus visitantes mais frequentes.

Em nosso exemplo da Ducati Shop, digamos que 80% do tráfego seja de homens na casa dos 40 anos localizados na Califórnia, e a maioria deles está chegando ao seu site através do tráfego do Facebook.

Isso fornece algumas linhas de base para ideias de tópicos que influenciarão, que você pode explorar profundamente. Por exemplo, a pesquisa incluiria eventos ou locais específicos de motocicletas na Califórnia que atrairiam um proprietário da Ducati. E o lugar para encontrá-los? O Facebook.

Isso começaria a pensar em tópicos de alto nível, como:

  • Os nove principais eventos da Califórnia para proprietários de Ducati em 2022
  • Você está preparado para o seu próximo Track Day em Laguna Seca? (Laguna Seca é uma pista na Califórnia)
  • Siga estes cinco grupos da Ducati no Facebook se você mora na Califórnia

Em seguida seriam alguns dados de vendas. Por exemplo, quais são os serviços/produtos de maior ROI que você vende? E qual é o produto mais vendido e como você pode comercializá-lo melhor?

Você pode então mencionar esses produtos/serviços em seus blogs com vários textos âncora apontando para suas principais páginas de vendas. Isso naturalmente ajudará sua estratégia geral de SEO e influenciará os leitores sobre o que você está comercializando sem fazer uma declaração de venda direta.

Muito mais dados estarão disponíveis à medida que você monitora seu conteúdo, incluindo que tipo de mensagem/voz, duração ou CTAs convertem melhor em cada parte do conteúdo. É aqui que é aconselhável definir metas na análise para acompanhar diretamente o progresso da sua estratégia de blog.

Mais dados ajudam você a influenciar melhor as estratégias futuras de blogs e ajustar blogs mais antigos com base nesse novo conhecimento. E existe um bônus ao ajustar o conteúdo mais antigo: os mecanismos de pesquisa desejam fornecer aos pesquisadores informações novas e úteis. Se é bom para os pesquisadores, é bom para o seu público.

Você pode dividir seu conteúdo na combinação 50/25/25, que novamente pode mudar com base em seus testes de estratégias de conteúdo em andamento.

Nível 1: dicas de estratégia de blog para iniciantes

Ao escrever para a parte dos novatos do seu conteúdo, comece com uma participação de 50% da sua estratégia de blog. Crie um foco nítido aqui na criação de peças de pilares ou arranha-céus que você pode usar continuamente como foco para links internos e externos.

Este conteúdo é para aqueles que estão entrando no funil de vendas, o que significa que você quer educá-los e influenciá-los a retornar a você para obter informações. A maioria desses leitores não serão compradores de primeira viagem, mas sua influência como autoridade no assunto os influenciará – razão pela qual você deve criar muito conteúdo de alto nível que converse com esses iniciantes.

Você deseja perseguir classificações para palavras-chave de cauda longa no espectro mais amplo. As empresas com foco nítido terão uma classificação mais fácil devido à falta de volume de pesquisa nas palavras-chave de destino “mais amplas”. Em vez de “Ducati Parts”, que seria difícil de classificar devido ao seu volume de pesquisa mensal de 1.000 (de acordo com dados da Semrush) e alguns sites estabelecidos que detêm as primeiras posições, incluindo a própria Ducati que ocupa o primeiro lugar.

Em vez disso, otimize os 50% dos blogs novatos em palavras-chave de cauda longa, mas ainda amplas, como “peças da Ducati online” (390), “peças de reposição da Ducati scrambler” (320) e “peças de desempenho da Ducati” (210).

É também aqui que um título atraente ajudará a influenciar os cliques, especialmente quando esses blogs são amplificados por meio de mídias sociais, boletins informativos e anúncios pagos.

Para esses blogs direcionados a novatos, títulos de “como fazer” funcionam e aqueles que mostram uma promessa, como aumentar a receita usando uma estratégia de blog de persona de comprador de três camadas.

Nível 2: dicas de estratégia de blog para intermediários

Em seguida, concentre 25% da sua estratégia de blog na criação de conteúdo para o público intermediário no funil de vendas. Esses leitores são educados, mas não especialistas, e precisam desse impulso extra de conteúdo influente para retornar ao seu site para obter mais informações ou se tornar um cliente.

Ao criar esses tópicos, você pode se aprofundar em sua base de conhecimento como criador de conteúdo. Aqui é onde você pode explorar o significado por trás de um estudo de caso relacionado ao seu negócio ou dar uma olhada profunda na história do seu setor ou nos sucessos passados.

Aqui, a Ducati Shop criaria conteúdo em torno da história profunda de um modelo de motocicleta específico, como uma Superbike 916 ou uma Monster. Essa estratégia de blog ajudaria a fornecer conteúdo respeitável e de qualidade sobre esses modelos e venderia as peças de desempenho disponíveis para os modelos por meio de links internos e CTAs no texto.

Aqui você pode obter mais granularidade nas palavras-chave, perseguindo palavras-chave ainda mais longas. A estratégia seria adicionar extensões para cada modelo de motocicleta para a Ducati Shop, como “peças Ducati Panigale online” ou “peças Ducati Monster online”, etc.

É tudo sobre agregar valor à intenção do leitor. Esses 25% dos leitores conhecem o assunto e querem um conhecimento mais profundo. Dar a esse público o que ele deseja pode influenciá-lo a retornar ao seu site ou (melhor ainda) a se tornar um cliente ou cliente.

Nível 3: dicas de estratégia de blog para especialistas

Aqui é onde você pode se concentrar em palavras-chave de cauda super longa – apenas aquelas que especialistas típicos em um campo saberiam. Esses leitores estão prontos para comprar agora. Eles são conhecedores, mas estão procurando o produto ou parceiros perfeitos, dependendo do seu negócio.

Se a loja online da Ducati vender peças de corrida completas que apenas mecânicos experientes ou pilotos entenderiam, como piscar uma ECU para um V4 Panigale, ofereça conteúdo que explique os benefícios e opções disponíveis. Essas palavras-chave de baixo volume podem gerar milhares de vendas com menos esforço do que classificar um blog para iniciantes.

Aqui é um bom lugar para expor seus itens mais caros. Se você é uma agência de SEO com uma campanha empresarial mensal de US$ 25.000 com estudos de caso comprovados, use esses estudos de caso para encontrar um público superfocado em busca de palavras-chave de cauda longa e volume super baixo.

Resumo

Compreender os dados demográficos e de vendas do seu público é o primeiro passo para impulsionar a estratégia de blog de três camadas. Visualize esses clientes. Separe-os por sua educação sobre seu setor e produtos/serviços.

  • Eles são novatos que não sabem nada?
  • Eles são bem educados, mas anseiam por mais conhecimento para ingressar no seu universo de conteúdo frequente?
  • Ou eles são especialistas querendo comprar agora?

Experimente criar uma estratégia de blog de três camadas com uma mistura de focos 50/25/25. Influência em cada uma dessas etapas do funil de vendas. Teste continuamente para ver onde você é mais bem-sucedido. A mistura 50/25/25 é apenas um ponto de partida; continue ajustando à medida que sua receita cresce.


As opiniões expressas neste artigo são do autor convidado e não necessariamente do Search Engine Land. Os autores da equipe estão listados aqui.

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