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7 razões pelas quais as pessoas acreditam nos mitos de SEO

Alguns dias no mundo do SEO, parece “Dia da Marmota” – o clássico filme de 1993 em que Phil Conners (interpretado por Bill Murray) repete o mesmo dia várias vezes.

Mas, em vez de o dia se repetir, uma pergunta é feita repetidamente. Geralmente é mais ou menos assim: quais são alguns mitos comuns de SEO que você sempre ouve que precisam ser desmascarados?

O tópico dos mitos de SEO e teorias da conspiração é popular. Recentemente, apresentamos um artigo sobre mitos (​​11 teorias da conspiração sobre pesquisa, Google e Big Tech) aqui no Search Engine Land e publicamos vários outros nos últimos anos. Portanto, não vamos entrar em nenhum mito real ou desmascarar aqui.

A grande questão é: por que seu chefe (e/ou seus colegas de trabalho e/ou sua equipe) continua perguntando sobre esses mitos de SEO? Ou como seu cliente ouviu falar de alguma tática aleatória e desmascarada há muito tempo? Eles não deveriam saber melhor?

Bem não. Nem sempre.

Parte do seu trabalho é entender e educá-los sobre como a pesquisa realmente funciona – por que o E-A-T não é um fator de classificação, por que a Autoridade de Domínio não é uma métrica que o Google usa ou por que as palavras-chave LSI são um conceito ridículo.

Continue lendo para aprender sobre as principais razões pelas quais as pessoas acreditam nos mitos de SEO e como alguns profissionais de SEO lidam com eles.

1. Repetição

Os mitos de SEO parecem críveis quando repetidos o suficiente. A desinformação tende a se espalhar em nossa indústria. É compartilhado em apresentações de conferências, em postagens em blogs, nas mídias sociais, em podcasts e em outros lugares. Antes que você perceba, você tem um mito (ou um novo bicho-papão de SEO).

Então, se você se encontra nessa situação, o que deve fazer?

Holly Miller Anderson, gerente de produto de SEO líder na América do Norte da Under Armour, colocou desta forma: “Eduque. Não discuta.”

“Uma das melhores coisas que os líderes de SEO podem fazer é ser o mais proativo possível sobre educar sua organização e equipe de liderança contra os mitos de SEO”, disse Anderson. “Faça palestras com a maior frequência possível (ou seja, almoço e aprenda estilo) sobre os mitos de SEO e convide as pessoas a entrar e ouvir alguns dos mitos, compartilhar os que ouviram e fornecer diferentes recursos e provas.”

Isso cria um espaço mais seguro para as pessoas expressarem sua opinião ou entendimento sobre SEO sem serem vistas como estúpidas, acrescentou Anderson. Também dá ao líder de SEO um fórum para abordar os mitos de uma maneira não ameaçadora.

2. Os mitos normalmente são a “resposta fácil”

SEO é “tráfego livre”. Pelo menos, é assim que muitos clientes o visualizam. Às vezes, o SEO é simplificado demais, a ponto de os clientes pensarem que tudo que você precisa fazer é x, yez e depois sentar e esperar por todos os rankings, tráfego, conversões e receita.

Bem, muitas vezes as respostas “boas demais para ser verdade” acabam sendo apenas noções básicas de SEO. Mesa de apostas. Todo mundo está otimizando suas metatags, respondendo perguntas, tornando sites compatíveis com dispositivos móveis e tentando criar conteúdo “ótimo”.

Às vezes, ainda pior, essas “respostas fáceis” podem ser táticas que podem prejudicar seus clientes. E isso é algo que você nunca quer ignorar, disse Himani Kankaria, fundador da Missive Digital.

“Vou dizer a eles que não vou fazer isso e não vou permitir que minha equipe faça isso, pois implementar as coisas erradas custaria ao cliente e, em seguida, limpá-lo também aumentaria o custo”, disse Kankaria. “Além disso, qual é a garantia de que limpar essa bagunça traria resultados?”

A única maneira de combater informações ruins é com informações melhores, disse Keith Goode, principal gerente de produtos de SEO da Cox Automotive.

“Os desenvolvedores e até mesmo alguns SEOs às vezes descobrem um conselho ruim em um blog de 11 anos atrás (por exemplo, esculpir o PageRank) e não se preocupam em fazer mais pesquisas para encontrar o conteúdo que o contesta ou refuta”, disse Goode . “Como resultado, eles implementarão uma mudança em seus sites que produz efeitos indesejados.

“A maneira como luto contra esse tipo de desinformação é fornecer postagens mais recentes que refutam os maus conselhos”, acrescentou Goode. “Melhor ainda, vou mostrar a eles um artigo que cita diretamente um Googler. Melhor ainda, se eu puder encontrar a documentação do Google Developer que conteste a reivindicação original, isso resolve.”

3. Sobrecarga de informação

Você pode encontrar todo tipo de informação sobre SEO. Existem inúmeros documentos de ajuda, artigos, guias, estudos, atualizações de mídia social, e-books, cursos, podcasts, vídeos e assim por diante. Fale sobre a sobrecarga de informação!

Mas sabe o que mais é fácil de encontrar? Desinformação de SEO.

Dave Davies, líder de SEO da Weights & Biases, apontou que a maioria dos mitos de SEO se origina de um núcleo de verdade. Ele disse que descobriu que identificar esse kernel e discutir por que você não usou a tática nesse cenário é útil.

“Além disso, algumas táticas funcionaram, mas não agora, e fornecer esse contexto faz maravilhas”, disse Davies. “Pense no spam de fórum no início dos anos 2000 ou no preenchimento de palavras-chave na mesma época. Venha para pensar sobre isso, SEOs realmente atrapalharam os resultados naquela época. Me desculpe por isso.”

Maria White, chefe de SEO da Kurt Geiger, disse que a comunicação é a melhor maneira de combater a desinformação.

“Primeiro, reúno documentação de fontes confiáveis ​​(especialistas em Google e SEO que fazem muita pesquisa, como Barry Schwartz, Jason Barnard, Lily Ray e Marie Haynes)”, disse White. “Eu então uso o documento para informar ao cliente por que não é uma boa prática e falo sobre o dano potencial que um mito ou má prática pode ter no resultado de uma estratégia.”

4. Ele está bem classificado no Google, então deve ser verdade

Há uma crença de que o que tem uma boa classificação no Google significa que é preciso e confiável. Já vi isso acontecer bastante ao longo dos anos. Por exemplo, quando as pessoas citam uma estatística, elas geralmente digitam [palavra-chave + estatísticas], olham para o resultado número um, encontram uma estatística, citam aquele post roundup e clicam em publicar.

Exceto que, quando você realmente verifica as fontes, percebe que alguém em algum momento tirou uma declaração ou estatística fora de contexto e se transformou em algo que nunca foi.

Mas o Google nem sempre classifica as respostas melhores ou corretas. Os algoritmos do Google não conseguem determinar totalmente a precisão.

Felizmente, muitos profissionais de SEO rastreiam cada fragmento de informação que o Google profere sobre SEO. Entre eles está Marie Haynes, cuja agência documenta tudo o que o Google diz em postagens de blog, anúncios específicos, vídeos, hangouts, fóruns e em qualquer outro lugar.

“Nós armazenamos as informações internamente”, disse Haynes. “Para a maioria dos tópicos de SEO, sejam eles mitos ou não, podemos apoiar nossas recomendações com um link mostrando o que o Google recomenda.”

Aleyda Solis, fundadora da Orainti, adota uma abordagem semelhante.

“Refiro-me à documentação oficial do Google sobre o tópico em que é explicado, se houver, ou procuro uma citação de um representante do Google de uma sessão de perguntas e respostas ou evento, onde esse tópico foi abordado e esclarecido, juntamente com minha explicação/raciocínio sobre e um exemplo da “vida real” com como ele realmente funciona, se disponível, para que eles possam ver por si mesmos.”

5. Falta de pensamento crítico

As listas de verificação de SEO só levam você até certo ponto. É seu trabalho coletar e processar todas as informações, argumentos e dados que pudermos antes de agir. Afinal, o objetivo é fazer o que há de melhor para sua marca, negócio ou clientes.

Então questione tudo. Seja cético. Examine quem, o quê, onde, quando, por que e como de tudo que você lê, assiste ou ouve.

A maioria dos seus clientes simplesmente não é capaz de pensar criticamente sobre SEO. Eles não têm nossa experiência, conhecimento e dados. E embora possa ser difícil, às vezes é importante ser franco, especialmente se a situação exigir uma mudança radical de pensamento, disse Kaspar Szymanski, cofundador da SearchBrothers.

“A maioria dos clientes aprecia que minha única motivação, mesmo ao apontar as falhas em sua abordagem atual de SEO, é ajudá-los e tornar seus sites mais visíveis para consultas relevantes”, disse Szymanski. “O que não é amplamente entendido é o fato de que, em última análise, a visibilidade da pesquisa orgânica tem tudo a ver com entrada de sinal. A otimização do mecanismo de pesquisa é, em essência, gerenciar essa entrada de sinal. O melhor conselho que os clientes adotam prontamente é gerenciar o que entra nos mecanismos de pesquisa para obter o melhor resultado possível.”

6. A fonte parece legal

Para aqueles de nós que estão no setor há vários anos, vimos algumas personalidades e sites populares que publicaram algumas informações questionáveis, enganosas ou totalmente incorretas.

Portanto, devemos produzir melhores informações como alternativas positivas para aprender, de acordo com Bill Slawski, diretor de pesquisa de SEO da Go Fish Digital.

“Infelizmente, há muita desinformação no mundo, e alguns SEOs estão muito mais interessados ​​em escrever iscas de cliques populares do que em algo que possa ser mais preciso”, disse Slawski. “Esses autores às vezes podem ser bem-sucedidos em termos de pagamento por fabricantes de ferramentas, mas não são úteis para clientes de SEO que desejam negócios bem-sucedidos”.

Toda mídia ou site de publicação ocasionalmente obtém informações erradas. Os mais respeitáveis ​​admitem e corrigem seus erros. Isso nem sempre é o caso em SEO. Algumas pessoas, quando corrigidas, irão ignorá-lo ou – pior – teimosamente defender seu conteúdo nocivo.

O que você deve fazer quando tiver que lidar com clickbait ou informações erradas? Descubra onde eles encontraram as informações. Em seguida, aponte-os para dois ou três recursos facilmente verificáveis ​​e extremamente confiáveis, disse Michael Bonfils, diretor administrativo global da SEM International.

“Minha resposta usual é: ‘Gostaria que fosse tão fácil’, disse Bonfils. “Mas, na realidade, é isso que fazemos e como funciona.”

7. É considerado “melhor prática”

Em SEO, às vezes frustrantemente, a resposta geralmente é “depende”. Isso porque o que é considerado a melhor prática de SEO em SEO para e-commerce pode ser diferente de SEO de notícias ou SEO local ou SEO corporativo.

Não há dois sites, mesmo no mesmo mercado, exatamente iguais. Algumas estratégias e táticas podem funcionar para vários sites, mas os resultados inevitavelmente variam. Algumas “melhores práticas” de SEO podem revelar-se “piores práticas” para alguns sites.

Uma solução aqui é direcionar a conversa para seus objetivos e táticas existentes, disse Jes Scholz, diretor de marketing do grupo Ringier.

“Lembre-os de quão bem a estratégia atual está funcionando e não é possível fazer tanto a estratégia atual quanto o mito, seja devido a restrições de recursos ou conflitos de estratégia ou o que quer que seja”, disse Scholz. “Então dê a eles o poder terminando com uma questão de como proceder.”

Davies disse que é realmente bom nos questionarmos.

“Estamos todos testando o tempo todo. Por mais experiente que eu pense que sou, meus instintos às vezes estão errados”, disse Davies. “Basicamente, enquanto 9 em cada 10 vezes você pode estar certo, testando e descobrindo que um pode pagar grandes dividendos ao longo do tempo.”

A solução pode ser tão simples quanto executar um teste.

“Encontre um conjunto de páginas em que algo possa ser testado com sinais claros de impacto na pesquisa, mas esperançosamente com poucos negócios (páginas com impressões dele, mas cliques baixos geralmente vêm à mente)”, disse Davies.

O que fazer quando confrontado com esses mitos de SEO?

A chave não é quebrar o mito, mas como você quebra o mito, disse Ryan Jones, vice-presidente de SEO da Razorfish.

“Você tem que decepcionar facilmente o colega de trabalho/cliente. É possível que o mito tenha sido um bom conselho ou teoria comum anos atrás e eles simplesmente não estejam atualizados”, disse Jones. “Eles podem ter contratado um SEO ruim antes. Você não quer que eles se sintam culpados por isso, mas você quer dar a eles conselhos adequados daqui para frente. Você só precisa fazer isso com cuidado, e também há um tempo e um lugar.”

Em outras palavras, você pode salvar o tom “bem, na verdade…” e combativo para sua próxima discussão no Twitter.

“Não atrapalhe uma conversa maior para entrar em uma discussão sobre SEO. Um e-mail ou conversa de acompanhamento pode ser garantido nesse caso”, acrescentou Jones. “Nunca perca a noção do objetivo maior do projeto/discussão e não perca a floresta atrás das árvores.”

Corey Morris, diretor de estratégia da Voltage, disse que é importante ser gentil ao abordar quaisquer mitos ou mal-entendidos quando um cliente ou contato tiver informações equivocadas sobre como funciona o SEO.

“Adote uma abordagem educacional”, disse Morris. “Ao abordar os aspectos mais amplos de como o Google funciona, o que ele recompensa e por que as coisas estão (ou não estão) incluídas nisso, posso encontrar um ponto de ancoragem com eles.”

Kevin Rowe, vice-presidente de estratégia e produto da PureLinq, tem uma abordagem padronizada que inclui, em parte, um teste decisivo de três perguntas para priorizar e avaliar o risco em relação às metas. Essas perguntas são:

  • A recomendação veio do Google?
  • A pessoa/empresa que fornece essas informações é um SEO em tempo integral por mais de 5 anos em seu nicho/nichos semelhantes?
  • Foi feito um estudo com uma metodologia?

“É muito importante que você trate o cliente como se ele fosse uma pessoa lógica, com boas ideias e não ignorante em SEO”, disse Rowe. “Só porque somos SEOs experientes não significa que sempre temos a melhor resposta.”

Mas e se um cliente for teimoso sobre uma ideia? Jason Barnard, fundador e CEO da Kalicube, disse que talvez você precise parar de trabalhar com eles.

“Por que perder tempo?” disse Bernardo. “Não há falta de empresários inteligentes no mundo que não tratam o SEO como um truque, rápido e fácil de ganhar todas as vezes sem esforço. Vamos trabalhar com clientes que desejam integrar o SEO em uma estratégia digital mais ampla com foco nos negócios.”

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